Havana é logo ali

Tenho absoluta paixão por comer fora: restaurantes, bares, lanchonetes, delis; mas quando o assunto é almoço de dia de semana no meio do expediente, sou recatada e quase sempre levo comida de casa. É saudável, ganha em qualidade, não perco tempo indo e vindo, nem em filas (quem me conhece sabe que eu como devagar, então, qualquer tempo economizado em trajetos e filas é tempo ganho para apreciar a comida).

Quando saio para almoçar nesses dias costumo, então, ter uma boa razão: ver amigos, comemorações, ou encontrar meus pais. Dentre essas categorias, minha favorita talvez seja encontrar meu pai: ele é bom de papo e quase sempre acabamos no Esch Café (e ele paga a conta).

Confesso que não lembro mais ao certo como conhecemos o Esch – sinal claro da familiaridade que a casa nos traz – mas creio que foi em parte pelo fato de que é um dos poucos (se não o único) lugar fechado que ainda permite que fumantes transitem livremente entre mortais. Como a casa não se sujeita à legislação que proíbe fumo em locais fechados e restaurantes, ainda vemos aqui a (finada) separação de salão entre fumantes e não fumantes, e entre aqueles, temos de tudo: charutos, cigarros, cigarrilhas.

Para quem tem problemas com cheiro de tabaco, talvez este não seja o melhor restaurante, mas se você não se incomoda com o cheiro ou, como eu, aprendeu até a gostar da fumaça do primo chique do cigarro, o Esch Café é uma excelente opção para aquele almoço no Centro em dias que você tem um pouco mais de tempo, ou simplesmente quer uma culinária mais requintada que o quilo da esquina.

Esch do Centro é um ambiente bem masculino, tanto pela decoração, quanto pela frequência: senhores da Zona Sul, bem de vida e que podem se dar ao luxo de tirar longas horas de almoço (sempre os imagino como personagens de Nelson Rodrigues), lotam as mesas, muitas vezes desacompanhados e assistem ao esporte que estiver sendo exibido no momento nas TV’s suspensas. Algumas poucas mulheres no salão, mas sempre amigas, namoradas, esposas: são bem raros os grupos femininos por aqui.

Os clientes são tão fiéis e assíduos que viram amigos entre si (eles até organizam um almoço de fim de ano dos clientes do Esch); alguns garçons avistam um cliente e já trazem “o de sempre”; e, não raro, é possível ver o dono sentado por ali também conversando com clientes ou trabalhando.

O couvert vem com pães quentinhos, pastinha e manteiga; eles oferecem vinho em taça – excelente para quem não pode enfiar o pé na jaca já que ainda tem que trabalhar à tarde; o dry martini, segundo meu pai, é muito bem feito; e pode pedir amendoim também para acompanhar o drink.

No cardápio, eles têm inúmeras opções de menu executivo que dão direito, inclusive, à sobremesa. Risotto de camarão; carne assada; Bacalhau do chef; arroz de pato; carne seca ao Brás: opções excepcionais que sempre me deixam na dúvida, são bem feitas e bem servidas, e deixam todos satisfeitos. Se você já sabe que vai querer um prato do dia, mas ainda está aproveitando o couvert, o drink, o papo ou todos esses juntos, pode pedir pra separar um prato antes que acabe!

2014-07-03 14.39.36

Se a fome já acabou, mas você gosta de comer um docinho depois do salgado, pode contar com o biscoito que acompanha o cafezinho: doce, mas não muito, e super crocante. Do bar de charutos saem ótimos cubanos e quem quiser (e tiverem tempo) pode fumar no local ou pedir para viagem.

A experiência, para mim, é melhor ainda, porque sempre somos bem atendidos; ficamos numa mesa logo na entrada do salão de fumantes – em frente ao bar e com visão para a TV – e quem nos atende é a Renatinha, exemplo de atendimento excelente em pleno Rio de Janeiro.

Aos finais de semana, a casa do Centro fecha, mas para ninguém ficar na vontade, tem Esch no Leblon também: cardápio um pouco diferente, mas com a mesma qualidade e bom atendimento.

(Esch Café – End.: Rua do Rosário, 107 – Tel.:2507-5866 – http://www.esch.com.br/ )

 

 

 

 

Anúncios

Já foi lá? Não foi, mas ficou curiso(a)? Curtiu o post? Me conta tudo aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s