Trem bão, sô!

Em 2010 estive em BH com minhas melhores amigas – algumas já conheciam, outras, não. No roteiro, a atração principal era Inhotim e, de quebra, esperávamos aproveitar a excelente culinária mineira e a companhia da avó muito linda de uma delas. Em nosso último dia pegamos uma dica do guia da Veja de melhores restaurantes e achei tudo “tão bão, sô” que, 04 anos depois, pedi para o namorado fazer um detour no trajeto para Serra do Cipó para almoçar lá novamente.

O Xapuri fica em uma área super tranquila, arborizada, de propriedades grandes e, nesse estilo, o restaurante dispõe de amplo espaço, meio aberto, meio coberto, com messas cumpridas de madeira e algumas, inclusive, com redes próximas para quem quiser descansar. Quem vai com criança pequena, o restaurante é “children firendly“: oferece um espaço de parquinho para os guris correrem à vontade.

No cardápio, além da foto da dona bem sorridente, inúmeros pratos típicos (gordos, pesados) e deliciosos, preparados em fogão à lenha, que pode ser visto do salão principal.

Me lembrava bem das caipirinhas da última vez (servidas em copos altos) e resolvi evitá-las, já que ainda teria que enfrentar umas duas horas de estrada para chegar ao Cipó; e do ensopado de frango de primeira categoria, pois, ao contrário do quiabo no Rio, em Minas ele não fica gosmento.

IMG_5829

Mas quando você senta para comer com menino, tudo acaba ficando mais heavy metal. O namorado bateu o olho e pediu o torresmo de barriga de porco com linguiça mineira que já vem de cara com uma dose de cachaça (prato carinhosamente chamado de “entre umas e outras”) de entrada. Aqui a porção é bem pequena, realmente é um pedaço de torresmo e um pedaço de linguiça, mas ambos com muita personalidade:  torresmo é carnudo, sequinho com uma capa de gordura em uma das pontas; a linguiça é mineira, bem temperada com pimenta e ervas.

IMG_5831

O namorado já estava mais apaixonado pelo restaurante do que por mim e ainda nem tínhamos pedido o prato principal. Optamos por dividir Costelinhas Fritas da Sinhá e, pra quem já passou perto de qualquer restaurante mineiro, nem é preciso dizer que um prato serve, praticamente, três pessoas. Foram várias costelinhas, bem sequinhas, bem fritinhas, com pouca gordura e carne saborosa, acompanhadas de arroz branco (nem perdi meu tempo com um simples arroz branco), feijão tropeiro (coberto com torresmo), couve (servida cortada bem fininha, temperada no alho, na própria frigideira) e mandioca (palitos fritos, que normalmente adoro, mas que ficaram em segundo plano em meio a tantas opções).

IMG_5834Por ser um restaurante de comida mineira em plena BH o que não falta é pimenta e farinha: cada mesa tem três variedades de pimenta e farinha em potinhos, para cada um se servir do seu “jeitim”.

Nesse fim de ano senegalês, optei por uma Heineken beeeem gelada para ajudar a descer toda essa comida (as opções de Bäcker disponíveis não me agradaram) e mais umas águas, já que a climatização do restaurante é ambiente (ou seja, não tem ar condicionado).

IMG_5836

Fechando com chave de ouro, a sobremesa é buffet à quilo: todas as opções dos maravilhosos doces mineiros disponíveis para cada um se servir como quiser e depois pesar. Aqui a dica do garçom aprovadíssima, foi pegar a casquinha de limão e rechear com doce de leite mole: combinação de doce e ácido na medida certa. O cafezinho, como em tantos lugares por onde passamos em Minas, é cortesia da casa.

Claro que esse desvio não foi barato mas, como entreouvi não só por ali como de paulistas e mineiros que conhecemos na viagem, este é provavelmente o melhor restaurante de comida mineira do país e, a simpatia dos mineiros (quase) faz a gente esquecer que ficou alguns reais mais pobre e muitos quilos mais gordo.

(Xapuri – End.: Rua Mandacarú, 260 – Braúnas, Belo Horizonte – Tel: (31) 3496-6198 – www.restaurantexapuri.com.br )

Anúncios

Já foi lá? Não foi, mas ficou curiso(a)? Curtiu o post? Me conta tudo aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s