Dica das Amigas

Um dia desses, batendo papo com umas amigas, percebi que não havia ido ainda ao Brigite’s. Aberto há pouco mais de um ano, o restaurante só podia ser ser bom, já que é do mesmo pessoal do Sushi Leblon e do Zuka. Assim, uns dias depois, quando marquei de jantar fora, resolvi conhecê-lo.

Em plena quinta-feira, chegamos ao restaurante e não vimos nenhum valet (ou algo que o valha). Decidi entrar para garantir uma mesa (já que mesmo de fora dava para ver que estava bem movimentado) enquanto o namorado buscava um lugar para parar o carro. Em tempos de um Leblon redefinido por obras de metrô, aqui vai a primeira dica deste post: vá de taxi, a pé, bicicleta, até patinete, para não correr o risco de ter que parar o carro naqueles estacionamentos que cobram dois olhos e um rim por segundo que seu carro “respira” o dióxido de carbono ali dentro.

Enquanto isso, eu entrei no restaurante e me ofereceram uma mesa no segundo andar; com fome e sem paciência para esperar, aceitei. Dica 02: seja paciente e espere por uma mesa no primeiro andar. O segundo piso do restaurante é como se fosse um “meio andar” com pé direito baixo e iluminação escassa. (Me acomodei, sozinha inicialmente e, pouco depois um rapaz se sentou à mesa comigo. Após um segundo de estranhamento, ele por fim me olhou e percebeu que eu não era sua namorada, que já ela tinha se mudado de mesa, em função da falta de espaço e/ou iluminação creio eu.)

Mesmo na nossa pequena mesinha escondida num canto do segundo andar e disfarçados pela pouca luz, fomos bem atendidos; claro que em alguns momentos foi difícil conseguir chamar o garçom, mas eles sempre lembravam da gente e vinham com frequência perguntar como estavam as coisas.

Tive alguma dificuldade para ler o cardápio, mas logo vi que ele estava repleto de excelentes opções.

Para começar, como eu estava com fome e o namorado não, acabei aceitando o couvert para disfarçar, enquanto escolhíamos nossos pratos e esperávamos meu drink (lembro que gostei bastante do meu drink, tanto que tomei dois, mas esqueci o nome – servido em uma taça de dry martini e levemente rosado). Dica 03: peça uma entrada. O couvert, torradinhas com azeite, pastinha e umas azeitonas, é gostosinho, mas no geral, não vale muito a pena.

Enfim, com muita dificuldade pela alta atratividade das opções, conseguimos escolher: pedimos uma salada de grãos com frango e  vitela à milanesa com risoto de açafrão. Não sei se é assim mesmo, ou se foi minha memória afetiva, mas a vitela me lembrou o famoso Wiener Schnitzel , ocupava quase o prato inteiro e deu pena não conseguir comer tudo. O risoto de açafrão vem num potinho à parte e você mesmo vai se servindo aos poucos – uma delícia também, o arroz estava no ponto certo. (A salada também estava muito gostosa, mas eu sou contra ir a um restaurante desses e comer salada, então, em sinal de protesto, não vou falar a respeito dela.)

Com dor no coração deixei um pedaço da vitela no prato e fomos olhar a parte de sobremesas e, ali, entre mais de uma opção de chocolate, vimos o cheese cake com calda de goiabada. A garçonete me garantiu que ele estava fresquinho e então não tive dúvidas: “A gente vai dividir o cheesecake, por favor.”

A calda de goiabada quente é deliciosa e a doçura é contrabalanceada pelo queijo da massa – no quesito sabor, estava excelente! Uma coisa que geralmente atrapalha o sucesso de um cheese cake é sua consistência; a massa deve ser leve e cremosa (ou pelo menos é assim que eu acho que o cheese cake deve ser) e no caso desse cheese cake a leveza e a cremosidade ficaram faltando. Mas o conjunto da obra estava bem gostoso.

No fim das contas, os pratos principais estavam ótimos, os preços estão dentro do padrão carioca praticado na Dias Ferreira e eu com certeza voltarei lá (levando meu pai para comer a vitela), mas  o Zuka para mim segue imbatível.

Obs.: preciso voltar lá também para experimentar o risoto – dica de amiga.

(Brigite’s – Rua Dias Ferreira, 247A – Leblon. Tel: 2274-5590 – http://brigites.com.br/)

Já foi lá? Não foi, mas ficou curiso(a)? Curtiu o post? Me conta tudo aqui!

