Uma mente sã num corpo são

Sei que o novo point do Rio de Janeiro é Botafogo, mas, antes de todos os olhos se virarem para lá, quando apenas alguns apostavam no bairro, já tinha se instalado ali , no antigo casarão de 1866 , a Casa Daros.

O Centro Cultural, um braço da instituição dedicada à arte contemporânea com sede na Suíca, é um poço de bom gosto: desde o acervo que eles expõem, passando pela maneira interativa que eles escolheram para dar informações sobre o artista e as obras, até os eventos especiais como filmes, músicas e atividades específicas para crianças. Já que tudo ali é tão bem pensado, a parte da culinária não poderia ficar de lado: no térreo funcionam um café e mais um dos empreendimentos da chef Roberta Ciasca com seus dois sócios (o trio é super conhecido pelo Miam-Miam e Oui Oui).

Chegamos ao Mirá! para um almoço de sábado e a primeira coisa que se nota é que o pé direito baixo aliado aos materiais usados para construção do local não favorecem a acústica. Some-se a isto a quantidade de crianças por ali e o que se tem é um almoço bem barulhento. Os garçons, bem descolados e informais, parecem não ligar.

IMG_2818Para relaxar e desligar o “som ambiente” resolvi ir de Ruella: drink que leva gengibre, limão e grenadine, é super refrescante e caprichado na vodka. O namorado foi de mate da casa, que leva canela, para dar um sabor especial.

Você pode escolher se servir do buffet de saladas (e completar ou não com um grelhado) ou pode optar por um dos pratos fixos do cardápio. A gente foi de cardápio mesmo, mas  a mesa do buffet estava bem bonita e com opções variadas: beterrabas, folhas, batatinhas com alecrim, couscous, e outras opções.

De entrada escolhemos o bolinho de arroz integral com harissa: quando eles chegaram (rápido até demais), o namorado foi com toda sede ao pote e…. estava congelado por dentro. Chamamos a garçonete que prontamente se desculpou e disse que traria outra porção. Da segunda vez correu tudo bem: o bolinho estava bem quente por dentro e super crocante por fora, parece que leva queijo no arroz para dar liga. Já a tal harissa é um molhinho árabe, uma espécie de tahine apimentado, uma delícia, que poderia ser servido com menos parcimônia.

IMG_2821De prato principal, o namorado pediu o bife ancho com leito de batata e palmito (pupunha), alho poró, bacon e um molho suave de aioli. O namorado gosta de carne bem passada, como sola de sapato, então, constantemente, temos problemas em restaurantes e ele manda a carne voltar. Aqui não foi diferente: avisaram que a carne ficaria dura, ele disse que não tem problema, e lá se foi o bife de volta para a cozinha virar um pedacinho de carvão. Mesmo depois de esturricado, o bife ancho continuou super macio (pontos para o restaurante servindo carne de primeiríssima); a batata palha estava bem fininha, crocante e temperada mas confesso que quase não achei o palmito pupunha.

IMG_2828Eu fui de kebabs de cordeiro; super bem temperado e servido ao ponto (como havia pedido), o prato é uma festa de cores e texturas. Cenourinhas servidas em temperatura ambiente, vagem crocante; tomate assado temperado; batata com casca; molhinho de iogurte. Fiquei na dúvida sobre se era de propósito ou não, mas achei que tudo poderia ser servido mais quente do que estava.

IMG_2833De sobremesa fomos com versões de doces bem brasileiros; brigadeiro e tapioca. O brigadeiro é de caramelo, chocolate e crocante de biscoito; um creme de chocolate meio amargo, servido com doce de leite de verdade e biscoito meio amanteigado. A tapioca é cremosa, servida em camadas intercaladas com doce de leite e coberto com raspas de coco queimado com castanha. Ambas doces na medida certa. O cafezinho vem servido com um pedaço de palha italiana de chocolate meio amargo.

Comida que alimenta o corpo e a mente: as paredes, brancas, são decoradas com os artoons do Pablo Helguera.

(Mirá! – End.: Rua General Severiano, 159 – Tel.: 2275-0737 – http://www.restaurantemira.com.br/)

Anúncios

Um comentário em “Uma mente sã num corpo são

Já foi lá? Não foi, mas ficou curiso(a)? Curtiu o post? Me conta tudo aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s